Crenças Limitantes : A Ferramenta Número #1 Para Mudar de Crenças Negativas

Tempo de leitura: 7 minutos

Imagine que você está de férias em uma cidade que não conhece e decide visitar um lugar que chamou sua atenção. Sabendo que você não sabe muito sobre a área, você pede algumas sugestões e instruções para chegar lá.

Com as informações em mãos, você se prepara para se aventurar e pegar um ônibus que deve levá-lo ao seu destino. Lá está você, olhando pela janela do ônibus, imerso em seus pensamentos, animado para conhecer esses lugares novos e maravilhosos que o descreveram.

Em algum momento, você percebe uma placa dizendo que seu destino está no lado direito da estrada. No entanto, o ônibus que você está viajando leva para o oposto.

Você sabe que o destino que você quer alcançar está à direita, mas o ônibus acaba de virar à esquerda! O que fazer? Obviamente você perguntaria ao motorista se você está no ônibus correto e você sairia se percebesse que estava no caminho errado. Você trocaria de ônibus e pegaria outro que o levaria para onde você quer ir, certo?

Veja também: 9 Passos para mudar de hábitos

É o mesmo que acontece com suas crenças. Se você tem uma crença negativa, não precisa continuar tendo. Você só tem que perceber que essa crença está levando você a se desviar do seu destino. Você tem que lembrar as opções que você tem e então redirecionar seu curso tomando como guia um novo mapa com novas crenças que são mais positivas e produtivas.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm crenças negativas que os levam aos lugares errados e nunca percebem que podem mudar de rumo ou não sabem como fazê-lo. É por isso que eu queria compartilhar com você uma maneira muito simples, mas extremamente poderosa, de mudar suas crenças negativas para aquelas que são mais positivas.

Mudando de direção na vida

A verdade é que todos nós temos algumas crenças negativas. Que podem ser sobre nós mesmos, sobre outras pessoas, que as criamos conscientemente, ou se as adquirimos em algum momento, a verdade é que elas estão lá.

Muitas vezes não estamos cientes delas, mas a grande maioria das vezes sabemos como elas nos fazem sentir. Quando me vejo precisando de uma mudança em minha consciência, o que eu faço é começar a pensar sobre quais são as possibilidades adjacentes que estão ao meu alcance. Eu imagino um mapa que contém todas as opções das quais posso escolher mudar de direção, seja no foco de atenção ou emocionalmente ou em ambos.

Se estou preocupado ou me sentindo mal por alguma situação, observo as possibilidades que existem e isso me dá a certeza de que está tudo bem e que posso ter confiança no caminho que vou seguir. De fato, a primeira crença que você deve aprender é que você pode mudar suas crenças. Em toda a sua consciência, ter confiança em si mesmo é a escolha preferível e é aquela que está ao seu alcance. Não é algo estranho ou ingênuo, é seu direito e sua responsabilidade incutir essa crença.

Um mundo cheio de possibilidades

Antes de compartilhar a técnica para criar novas crenças, primeiro quero que você faça uma visualização que será útil para você. Imagine um mapa repleto de todas as crenças possíveis a partir das quais você pode escolher, visualize que este mapa está à sua frente e anote todos os detalhes que seu mapa pode ter, seja planícies, florestas, vales, montanhas, rios e lagos, que representam o mapa. crenças que você tem ou quer ter.

Então eu quero que você agarre o mapa mentalmente com suas mãos e sinta sua realidade e existência. Isso irá ajudá-lo mais tarde, quando você estiver praticando a técnica. Por exemplo, você pode notar alguns vales em seu mapa que representam alguma insegurança que você deseja alterar. Você também nota as montanhas que representam segurança, confiança e coragem; Eu quero que você mentalmente aponte os sinais com os dedos e perceba a direção em que eles estão. Você percebe como é empolgante ter esse mapa? Bem, agora com o seu mapa nas mãos, veremos como é a técnica.

Técnica para criar novas crençascrenças limitantes

Seus pensamentos têm muitas características, eles estão cheios de muitos detalhes que você pode notar se realmente prestam atenção. O mesmo acontece com seus sentimentos, as imagens que você está vendo dentro de você ou as palavras da “voz interna”. Todas essas coisas têm muitos detalhes. Abaixo, fornecemos uma lista de recursos para ajudá-lo a perceber os detalhes de suas crenças.

Se você pensar em alguma crença que tenha, saberá que o que estou dizendo é verdade. Algo que você pode fazer para entender isso melhor é pensar na maior mentira que você já ouviu. Escolha algo que tenha te irritado muito, muito. Lembre-se de como você se sentiu, das imagens que viu na sua cabeça e das palavras que estava ouvindo.

Bem, estas são as etapas da técnica:

  1. Eu quero que você pegue uma crença negativa que você tem sobre si mesmo ou algo que alguém lhe disse que você acha que é verdade, mas que está fazendo você se sentir mal.
  2. Pense agora em alguém em quem você não confia e que lhe contou uma mentira e lembra como ele lhe contou essa mentira.
  3. Observe as características da mentira e depois as da crença negativa.
  4. Mentalmente mova a crença negativa no lugar onde as características da mentira são encontradas e faça com que ela se encaixe naquele lugar de tal maneira que quando você pensar na crença negativa você pense nela da mesma maneira em que você pensa a mentira.
  5. Faça este processo mentalmente de uma maneira rápida, trocando as características da crença negativa com as da mentira repetidas vezes até que você comece a sentir a mudança.

É isso, garanto que em pouco tempo seu cérebro entenderá o que você quer fazer e fará da maneira mais correta e eficiente possível.

Embora você não saiba, o que você está fazendo é ensinar seu cérebro a criar novas crenças. Quando você tem uma maneira de mudar suas crenças e construir novos pensamentos mais positivos para a sua vida, você tem em suas mãos uma ferramenta muito poderosa que você pode usar em toda a sua vida para melhorar. Impressionante!

Lista de características dos pensamentos:

Visuais

Número de imagens 
Movimento / Estático 
Tamanho 
Forma 
A cor / preto e branco 
Em foco / fora de foco 
Luz / Escuro 
Local no espaço 
Com borda / sem borda 
Plano / 3D 
Associado / desanexado 
Próximo / distante

Auditivo

Volume 
Rapidez 
Timbre 
Tempo 
Tonalidade 
Duração 
Ritmo 
Direção da voz 
Harmonia

Cinestésico

Localização do corpo 
Sensação de toque 
Temperatura 
Frequência cardíaca Taxa de 
respiração 
Peso 
Pressão 
Intensidade 
Movimento / Direção

Olfativo / Gustativo

Ácido 
amargo doce Aroma Fragrância Acrimônia

NOTA: Lembre-se de comparar as características entre os dois pensamentos, o da certeza e da incerteza, preste atenção especial e observe as diferenças entre os dois. Você vai perceber como o seu cérebro registra seus pensamentos, e com isso você pode mudar sua maneira de pensar sobre qualquer coisa. Você é o mestre de seus pensamentos, SEMPRE.

Vamos ver, que crenças você mudou usando essa técnica? Compartilhe-os na seção de comentários abaixo.

Se você gostou deste artigo, lembre-se de deixar seus comentários e compartilhar este artigo se conhecer alguém que possa ajudá-lo com essas informações.